1

 

Será que preciso de consultar o meu dentista durante a gravidez?

Durante a gravidez verificam-se muitas alterações quer a nível fisiológico como hormonal, sendo por isso importante um bom acompanhamento médico. No caso da medicina dentária, deverão ser efectuadas consultas periódicas no sentido de monitorizar a sua saúde oral.

Nunca tive problemas genvivais.
Porque é que a minhas gengivas estão inflamadas e sangram?

Tal como referido anteriormente, o seu corpo está a sofrer inúmeras alterações hormonais. Daí resulta uma resposta exacerbada do tecido gengival à presença de placa bacteriana. É portanto fundamental que mantenha uma boa higiente oral e que vá, periodicamente, a consultas de higiene oral no sentido de controlar a saúde das suas gengivas.

Se precisar de efectuar tratamento dentário durante a gravidez, posso fazê-lo? É seguro?

Se precisar de fazer tratamentos de rotina, é perfeitamente seguro fazê-los durante a gravidez. No entanto, tratamentos mais agressivos deverão ser deixados para o 2º trimestre da gravidez ou após a mesma.

Posso efectuar Rx dentário durante a gravidez?

Geralmente, evita-se fazer Rx durante a gravidez. No entanto, em determinados casos de extrema importância poder-se-á recorrer a este meio auxiliar de diagnóstico (ex: tratamento endodôntico).

2

O facto de não ter uma boa saúde oral poderá ter repercurssões na saúde do meu futuro bébé?

Sim. Caso apresente doença periodontal, o risco do seu bébé nascer prematuro é 7 vezes superior uma vez que a gengiva inflamada liberta determinadas substâncias no seu organismo que poderão induzir o parto prematuro.