1

O que é uma gengivite?

A gengivite é uma doença inflamatória que advém, principalmente, da presença de placa bacteriana ao nível das gengivas e da zona dos dentes mais perto deste tecido. Como sinais principais, a gengiva adquire algum rubor (tom mais vermelho), ederna (aumento de volume) e hemorragia frequente após a escovagem ou espontaneamente.

O que é uma periodontite?

Quando a gengivite não é tratada, poderá evoluir para os tecidos mais profundos provocando a inflamação dos mesmos. Nesta situação, o osso que suporte os dentes começa a ser reabsorvido, os dentes começam a abanar e acabam por cair.

Será que eu sou susceptível de sofrer de Doença Periodontal?

É possível que sim. Ao contrário do que se pensa, a doença periodontal (e não a cárie) é a maior causa de perda de dentes no adulto. No entanto, quando devidamente diagnosticada, esta doença pode ser monitorizada e controlada de forma eficaz.

Como posso tratar a doença periodontal?

Caso estejamos perante uma gengivite, uma boa higiene oral e consultas periódicas de higiene oral, serão capazes de reverter a situação.
No caso de estarmos perante uma periodontite, será necessário um acompanhamento mais estreito por parte do dentista e higienista oral e os tratamentos irão depender do caso específico que apresentar (limpeza das raízes, cirurgia, etc).

2

O que acontece se não fizer o tratamento periodontal?
E se fizer o tratamento, não volto a ter periodontite?

Se não fizer o tratamento periodontal, a doença tende a avançar, muitas vezes de forma indolor, levando ao aparecimento de abcessos e pús junto aos dentes que vai culminar com a queda dos mesmos.
Caso faça o tratamento obtém-se o controle e estabilização da doença evitando as infecções e perda dos dentes. No entanto, é importante que mantenha uma óptima higiene oral e uma boa assiduidade às consultas de medicina dentária e higiene oral.