1

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma fina e pegajosa película formada por restos de alimentos e bactérias que adere à superfície dos dentes e mucosas.

O que é a cárie dentária? Porque se forma?

A cárie resulta da acumulação de placa bacteriana sobre os dentes. As bactérias presentes na placa degradam os restos alimentares produzindo ácidos que vão progressivamente destruindo o esmalte e a dentina do dente o que leva ao seu amolecimento e consequente cavitação.

Qual é a melhor escova de dentes? A manual ou a eléctrica?

Teoricamente, a diferença não é muita embora a escova eléctrica apresenta uma eficácia superior em 25%. No entanto, a escola eléctrica poderá ser mais adequada para pessoas com pouca destreza manual, deficiências físicas, aparelhos ortodônticos, crianças e pessoas pouco motivadas a manter uma boa higiene oral.

Qual é a melhor pasta de dentes?

Existem inúmeras pastas de dentes adequadas a diferentes soluções. Dependendo dos seus dentes e gengivas assim poderá necessitar de uma pasta para dentes sensíveis, uma pasta branqueadora, uma pasta para problemas gengivais, etc.

2

É importante utilizar um dentífrico com flúor?

O flúor é responsável pelo fortalecimento e reminerlização do esmalte dentário daí que a sua  utilização em pastas de dentes possa prevenir o aparecimento de cáries.

É indicado lavar a boca com elixires?

Os colutórios/elixires promovem uma sensação de boca fresca e aliviam a sensação de mau  hálito mas não substituem, de forma alguma, a escovagem dentária.
Em determinados casos poder-se-á pretender o efeito de um componente específico do elixir e,  nesse caso, estará indicada a sua utilização. São exemplo disso os colutórios compostos por  clorohexidina que deverão ser usados após uma cirurgia ou perante problemas periodontais ou  os compostos por flúor, que se usam caso se esteja a fazer tratamento ortodôntico ou exista  desmineralização dentária.

 

De que forma o tabaco afecta as minhas gengivas e dentes?

A nicotina é responsável por uma diminuição da oxigenação das gengivas e restantes tecidos de  suporte dentário reduzindo a cicatrização dos mesmos. Para além disso, é responsável por um  agravamento da doença periodontal, maior número de perda de dentes, cancro oral, mau hálito e  manchas inestéticos nos dentes.

Os meus dentes estão com manchas de tabaco. O que posso fazer?

Para além das pastas de dentes específicas para esse efeito, poderá ainda visitar-nos de  forma a que tenha um acompanhamento do higienista oral e aconselhamento do médico dentista  quanto às possíveis soluções e eventual branqueamento.

3

Como posso fazer a limpeza entre os dentes? O palito é o mais indicado?

O fio dentário é o auxiliar mais conhecido para higienizar o espaço entre os dentes. A fita  dentária é ligeiramente mais espessa e muitas vezes é preferida em deterimento do fio por ser  mais cómoda. Para espaços interproximais maiores, em vez do palito, poderá optar pelos  escovilhões que são pequenas escovas cilíndricas ou cónicas muito fáceis de utilizar. Os  escovilhões, disponíveis em vários tamanhos, também são muito úteis na limpeza de pontes e  aparelhos ortodônticos.

Que cuidados devo ter para obter uma higiene oral exemplar?

. Lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia durante cerca de dois minutos, após o  pequeno-almoço e imediatamente antes de deitar.
. Escovar a língua todos os dias
. Utilizar uma pasta de dentes fluoretada
. Usar uma escova de rigidez macia/média e tamanho pequeno/médio que deverá ser substituída a  cada três meses ou quando as cerdas (pêlos da escova) estejam reviradas ou velhas
. Passar uma vez por dia o fio dentário e/ou escovilhão
. Caso utilize próteses, deverá também proceder à higienização das mesmas após todas as  refeições.

4

Que género de cuidados alimentares deverei ter para obter uma boa higiene oral?

. Evitar alimentos e bebidas doces e caso os consuma, deverá restringi-los ao periodo das  refeições de forma a reduzir ao máximo o tempo que a boca está exposa a açucares.
. Evitar alimentos e bebidas ácidas, uma vez que estas vão ser responsáveis pela erosão do  esmalte, podendo expôr a dentina subjacente e originar elevada sensibilidade dentária. Caso  consuma este tipo de alimentos, deverá esperar pelo menos 1 hora até escovar novamente os  dentes, uma vez que o esmalte está mais frágil e é mais facilmente removido
. Fazer uma dieta rica em vitaminas, minerais e produtos frescos de forma a prevenir doenças  gengivais
. Mastigar pastilha elástica sem açucar após as refeições poderá ajuadr a neutralizar o pH  ácido produzido durante a refeição uma vez que leva à secreção de mais saliva

De quanto em quanto tempo é que deverei ir a uma consulta de dentista?

Cada caso é um caso, no entanto, caso se trate uma situação regular que não necessite de  cuidados especiais, uma consulta de rotina deverá efectuar-se de 6 em 6 meses.