1

Que problemas posso ter nos meus dentes pelo facto de estar a envelhecer?

Com o passar dos anos, as gengivas tendem a "mirrar" deixando pouco a pouco, as raízes dentárias parcialmente expostas. Esta situação, para além de inestética, cria um aumento da sensibilidade dentária, principalmente aos estímulos térmicos. Adicionando a esta situação o facto de os próprios dentes sofrerem algum desgaste e, consequentemente, perderem esmalte, a sensibilidade já referida pode tornar-se bastante incómoda. Tendencialmente, há também uma diminuição de destreza manual e o facto de tomar uma grande variedade de medicamentos tem muitas vezes como efeito secundário, a diminuição da salivação. Uma vez que a saliva funciona como protecção para os seus dentes e que a sua higiene oral pode, em parte, estar comprometida, é muito importante um bom acompanhamento por parte do seu médico dentista.

E as minhas gengivas? É normal que desenvolva algum problema gengival?

Como é que sei se já tenho algum problema e como o posso prevenir?

Os problemas gengivais são causados pela acumulação de placa bacteriana que se forma constantemente sobre os dentes e gengivas. É fundamental a remoção desta placa porque, caso contrário, a gengiva irá reagir incialmente com hemorragia e inflamação que, poderá progredir para a profundidade, levar à perda do osso que suporta os dentes e, consequentemente, os dentes irão abanar e acabarão por cair. Embora esta situação possa ser indolor, existem determinados sinais que evidenciam a presença desta doença que toma o nome de Periodontite (Piorreia): sangramento das gengivas aquando da escovagem, mobilidade ou perda de dentes, recessão gengival (diminuição da gengiva), mau hálito. A forma de prevenir esta doença da gengivas e tecidos de suporte dos dentes passa, mais uma vez, por uma excelente higiene oral com pasta fluoretada, uma boa higiene das próteses dentárias e o repouso nocturno das mesmas, algum cuidado com o consumo de alimentos e bebidas doces e ácidas e ainda, a visita periódica ao dentista e ao higienista oral.

2

Tenho algumas ausências de dentes. Será que preciso de prótese removível? Existe alguma outra alternativa? Porque é tão importante substituir os dentes ausentes?

As próteses removíveis, próteses fixas e os implantes visam substituir os dentes ausentes. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a falta de dentes não acarreta problemas apenas estéticos. Para além destes, surgem alterações na posição dos dentes adjacentes e antagonista o que leva a uma maior predisposição para problemas gengivais e cáries, assim como uma distribuição insatisfatória da carga mastigatória a que os dentes estão sujeitos.

Tenho algumas dificuldades de locomoção. Será possível tratar da minha boca sem sair de casa?

A nossa clínica apresenta serviço de assistência a domicílios. Contacte-nos e informe-se da melhor forma de o ajudarmos.