1

Quando e como devo começar a lavar os dentes ao meu filho?

Assim que erupecionem os primeiros dentes de leite (por volta dos 6 meses) deverá utilizar uma gaze humedecida em soro fisiológico ou água para lavar os dentes e as gengivas do seu filho. Quando ele já tiver vários dentes, poderá utilizar uma escova de dentes pediátrica com uma pequena dose de pastas de dentes (do tamanho de uma ervilha) para escovar os seus dentes em associação com a gaze que deverá continuar a lavar as zonas sem dentes.
Quando o seu filho adquirir destreza manual suficiente para escovar os seus próprios dentes, deverá tentar ensiná-lo e trazê-lo à nossa clínica para que o ajudemos a fazê-lo. Por último, e até ele adquirir a prática necessária, deverá estar sempre presente durante a lavagem dos dentes de forma a confirmar se o seu filho a está a fazer adequadamente.

Quando devo levar o meu filho pela primeira vez ao dentista?

Entre os 18 e os 24 meses deverá fazer a primeira visita ao dentista de forma a poder avaliar-se atempadamente o estado geral da dentição de leite e para que seja informado da melhor forma de manter uma boa higiene da boca do seu filho. Para além disso, as visitas regulares promovem uma adaptação aos ruídos, cheiros e ambientes específicos de um consultório dentário permitindo a diminuição da ansiedade e medo em futuras consultas.

Quando irão nascer os primeiros dentes do meu filho?

Os primeiros dentes do seu filho irão erupcionar por volta dos 6 meses e quando completar os 2 anos deverá ter a totalidade dos dentes de leite na sua boca (20 dentes).
Quanto aos dentes definitivos, o primeiro dente a erupcionar (1º molar) irá nascer por volta dos 6 anos sem que para isso tenha de cair qualquer dente, uma vez que nasce por trás do último dente de leite presente de cada lado de arcada dentária.

2

 

O meu filho ainda chucha no dedo/chucha. Poderá esta situação trazer-lhe problemas dentários no futuro?

O facto do seu filho chuchar poderá provocar alteração na posição dos seus dentes e, mais tarde, poderá necessitar de utilizar aparelho de forma a corrigir o seu problema dentário.
Deverá ter presente que desencorajar esse hábito o máximo possível é a atitude adequada e, jamais, deverá colocar xaropes ou outros produtos doces no dedo/chucha do seu filho na hora dele se ir deitar uma vez que isso potencia o desenvolvimento de cáries.

De que formas poderei prevenir o aparecimento de cáries nos dentes do meu filho?

Para além de uma higiene oral adequada (pelo menos duas vezes ao dia: após ao pequeno almoço e imediatamente antes de ir para a cama), a utilização de pastas de dentes fluoretadas (com nível de flúor entre 1000-1500 ppm) e uma dieta pobre em açucares e ácidos são factores importantes na manuntenção de uma boa higiene oral.
Para além disso, a aplicação de selantes e uma destartarização periódica com aplicação de flúor serão fundamentais para o seu filho manter uma boca saudável.

O que são selantes de fissura?

Os selantes de fissura são um verniz de resina com ?úor que o dentista aplica nas irregularidades dos dentes. Deste modo, a superfície dentária toma-se lisa e impenetrável às bactérias responsáveis pela cárie e a libertação de ?úor permite fortalecer os dentes. Este tratamento é muito rápido e totalmente indolor sendo facilmente executável mesmo em crianças bastante novas.

3

A partir de que idade é indicado levar o meu filho ao dentista para fazer a aplicação de selantes?

Idealmente, a idade adequada é a partir dos 6 anos, altura em que erupcionam os primeiros molares de?nitivos.

Quanto tempo duram os selantes?

Geralmente os selantes duram vários anos mas poderão sofrer algum desgaste ou deteriorarem-se parcialmente. As consultas periódicas na nossa clínica permitirão avaliar a integridade dos dentes selados e, caso necessário, adicionar ou substituir o selante de forma a prevenir o aparecimento de cáries.