1

O que é a Ortodontia e Ortopedia dento-maxilar?

A ortodontia e a ortopedia corrigem a posição relativa dos dentes e dos maxilares através do uso de aparelhos fixos e/ou removíveis. O alinhamento dos dentes permite obter um sorriso mais harmonioso e uma oclusão correcta melhorando, desta forma, a estética e função dentária e optimizando a saúde dos dentes, gengivas e articulação maxilar.

O que é um aparelho fixo?

Por vezes, os dentes precisam de alterar a sua posição de forma mais precisa e rigorosa daquela permitida pelos aparelhos removíveis. Desta forma, recorre-se a um aparelho fixo que é composto por brackets e bandas, cimentados de forma temporária aos seus dentes, e por um arame flexível que une todos os brackets e permite o movimento dentário.

De que material são feitos os brackets? É verdade que existem brackets mais estéticos que outros? O que são "aparelhos invisíveis" ?

Os brackets poderão ser feitos de metal (o mais vulgar), plástico ou cerâmica (os mais estéticos). Os "aparelhos invisíveis" são constituídos por um conjunto de vários aparelhos de plástico transparente, indicados quando apenas se pretende o alinhamento dentário e são usados apenas após a totalidade dos dentes estar presente na boca. Cada aparelho é utilizado durante cerca de 2 semanas e durante, pelo menos, 23 horas diárias, sendo depois substituído pelo seguinte aparelho do tratamento.

2

O que é um aparelho funcional?

Os aparelhos funcionais alteram a forma como os maxilares crescem permitindo, desta forma, modificar uma possível relação intermaxilar incorrecta.

 

Qual a idade ideal para começar um tratamento ortodôntico?

Não há uma idade ideal uma vez que ”cada caso é um caso”. No entanto é consensual que aos 6-7 anos, a formação óssea e dentária é adequada para que o clínico faça uma avaliação de forma a planear a melhor altura para se iniciar o tratamento ortodôntico.

Existe idade limite para se poder usar um aparelho fixo?

Não. Desde que os dentes e tecidos de suporte se encontrem saudáveis, este tratamento poderá, quando indicado, ser efectuado em qualquer idade. Inclusivamente, é hoje possivel resolver casos graves de discrepância maxilar em adultos sem recorrer à cirurgia.

Qual é o duração de um tratamento ortodôntico?

A duração do tratamento depende da severidade da situação dentária e maxilar existente, podendo durar entre vários meses até alguns anos.

3

Como se processa todo o tratamento ortodôntico?

Na 1° consulta são recolhidos os dados clínicos relevantes assim como outros meios complementares e essenciais ao estudo do seu caso (moldes, fotos, exames radiológicos) de forma a elaborar o diagnóstico e respectivo plano de tratamento.
Numa 2ª consulta ser-lhe-á explicado qual o seu plano de tratamento, duração do mesmo e respectivos custos e possibilidades de financiamento.
De seguida, irão decorrer as consultas responsáveis pela criação das condições necessárias à colocação do aparelho, ou seja, uma boa higiene e saúde oral.
Após obtermos as condições orais adequadas, o aparelho é inserido e outras tantas consultas irão decorrer onde se fará o seguimento do tratamento ortodôntico iniciado.

O que acontece quando os meus dentes estiverem alinhados e o tratamento estiver terminado?

Quando o tratamento estiver concluído, irá utilizar um outro aparelho chamado retentor que poderá ser fixo ou removível e que terá a função de, numa fase inicial pós-tratamento, manter os dentes na posição conseguida.

Será que vou ter dores quando fizer o tratamento?

No inicio e após cada ajuste do aparelho irá, naturalmente, sentir algum desconforto que rapidamente irá passar à medida que se adapte à sua nova situação.

4

Poderá este tratamento danificar os meus dentes? Que cuidados tenho de ter com os meus dentes e aparelho?

O aparelho, por si só, não irá estragar os seus dentes. No entanto, os brackets, arames e bandas retêm mais placa bacteriana o que implica a necessidade de uma óptima higiene oral, um maior cuidado com o consumo de alimentos e bebidas doces e ácidas e ainda a frequência assídua às consultas de higiene oral.
Quanto à manutenção da integridade do aparelho, deverá evitar determinados hábitos, tais como, roer as unhas e morder canetas e evitar comer alimentos pegajosos e muito duros. No caso dos aparelhos removíveis, estes deverão ser retirados após cada refeição e lavados com escova e pasta de dentes sobre um lavatório com água.