1

Poderá a minha saúde oral afectar a minha saúde geral?

Actualmente existem vários estudos comprovativos de que as infecções na boca poderão estar na origem de problemas em outras partes do corpo.

Como é que a minha saúde oral poderá afectar o meu coração?

Em determinadas situações de doenças gengivais, as bactérias orais poderão penetrar na corrente sanguínea e instalar-se em vasos sanguíneos do coração. Assim existe o risco de dificultarem o fluxo de sangue cardíaco e uma maior probabilidade de precipitarem uma angina de peito ou um enfarte do miocárdio.
Pessoas com doenças periodontais têm o dobro da probabilidade de sofrerem doenças coronárias.

Tenho Diabetes Mellitus. Será que esta doença poderá alterar a minha saúde oral?

Sim. Os diabéticos têm uma maior susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções, daí que também seja mais frequente a existência de infecções orais, especialmente quando a doença não é conhecida ou não está controlada.
Outra repercussão desta doença, é a dificuldade de cicatrização, razão pela qual também é importante um bom acompanhamento medico-dentário de forma a controlar todas as pequenas úlceras e zonas cirúrgicas, monitorizar e maximizar a cicatrização.
Se por um lado a Diabetes tem uma influência na sua boca, o contário também se verifica. Assim, caso apresente uma inflamação gengival, os níveis de açúcar no sangue têm tendência a aumentar e a gerar um menor controlo de glicémia.

2

Poderei ter um agravamento da minha infecção pulmonar porque tenho doença periodontal?

Sim. No caso da doença periodontal, as bactérias oriundas da cavidade oral que apresentam alguma virulência e se apresentam em número elevado, poderão percorrer as vias respiratórias superiores agravando uma doença respiratória já instalada ou causando uma pneumonia.