1

Se estiver a sangrar após a avulsão do dente, o que devo fazer?

O mais importante é mantar a calma. Deverá procurar um lenço limpo ou uma compressa que deverá ficar a morder o sítio do dente avulsionado de forma a fazer alguma pressão.
Se estiver com muitas dores poderá tomar um analgésico mas deverá evitar tomar Aspirina, uma vez que esta tende a diluir o sangue e poderá aumentar a hemorragia.

Consegui guardar o dente após o acidente. Será que pode ser reimplantado?

Talvez. O sucesso da reimplantação vai depender de dois factores: to tempo que se demora até colocá-lo novamente no sítio e da forma como foi guardado até se executar este procedimento.
O tempo máximo considerado aceitável para o sucesso de uma reimplantação é cerca 30min, por isso não deverá esquecer-se da importância de se dirigir com urgência ao médico dentista de forma a que se proceda ao tratamento adequado.
Quanto ao meio de conservação, existem estudos que comprovam que dos meios que poderá dispôr na altura, o mais adequado é o leite, sendo que deverá ter cuidado para não segurar o dente pela raiz.

Sei que saiu todo o dente mas não o consigo encontrar. O que faço ?

Nesse caso poderá te-lo engolido ou apenas ter caido e não o encontrar. Deverá, de qualquer forma, dirigir-se à nossa clínica para avaliarmos a situação.

O que faço se apenas parte do dente tiver saído do alvéolo?

Também neste caso deverá dirigir-se ao dentista para que se faça um correcto diagnóstico e, caso seja possível, que se restaure o dente convenientemente.

 

2

Pratico desportos violentos e tenho muito medo de sofrer algum traumatismo na boca e partir um dente. Existe alguma forma de prevenir esta situação?

Um protector bucal é um aparelho em plástico que ajuda a proteger os seus dentes e maxilares de possíveis fracturas ou luxações. No entanto, é importante que use um protector bucal efectuado por um médico dentista de forma a estar completamente adaptado à sua boca.