Especialidades
Conheça todas as especialidades para que possa melhorar e recuperar toda a sua saúde dentária!
Cirurgia Oral
Área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento cirúrgico das patologias, lesões ou alterações da cavidade oral.
Implantologia
Área que tem como objetivo a colocação de implante(s) dentário(s) no arco alveolar para reproduzir a função de uma ou mais raízes dentárias que foram perdidas.
Dentisteria
É a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, seja por cárie, traumatismo ou outro motivo, utilizando materiais para substituir a estrutura previamente perdida.
Medicina Dentária e Preventiva
Área que se dedica à Higiene Oral, estuda a prevenção das doenças orais e dentárias, promovendo uma boa higiene oral.
Endodontia
Responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares através de um procedimento designado por desvitalização.
Prótese Fixa e Removível
Área cujo objetivo é a reabilitação oral através de uma estrutura removível ou fixa constituída por um ou mais dentes artificiais que substituem os dentes em falta.
Ortodontia
Previne e corrige os posicionamentos irregulares dos dentes e direciona os maxilares para uma relação mais equilibrada através de aparelhos/alinhadores ortodônticos transparente e ou aparelhos convencionais com brackets.
Odontopediatria
Especialidade dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes e que tem como principal objetivo a realização de tratamentos preventivos, mas também curativos.
Odontogeriatria
É a especialidade da Medicina Dentária que cuida da saúde oral de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns nesta faixa etária.
Marque a sua consulta
FAQ’S
Em que consiste o branqueamento dentário?
Consiste na aplicação de um produto à base de peróxido de hidrogénio ou de peróxido de carbamida, que penetra no dente, libertando moléculas que oxidam os pigmentos e provocam a sua descoloração.
Quais as formas de branquear os dentes?
O branqueamento pode ser realizado em Casa (através da utilização do produto numas goteiras adaptadas às suas arcadas dentárias) ou em Consultório (de forma imediata, através de um aparelho para o devido efeito).
Em qualquer dos casos é fundamental para o seu sucesso, a realização de uma consulta prévia de Higiene oral.
O que é um implante?
Um implante dentário é um parafuso geralmente em titânio (também já existem implantes em zircónia), que é colocado cirurgicamente no osso maxilar de forma a substituir um dente perdido.
A fixação do implante ao maxilar dá-se através de um processo de íntima união entre ambas as estruturas chamado Osteointegração.
Técnica all-on-four o que é?
A técnica para reabilitação do desdentado total All-on-4, é um procedimento cirúrgico e protético que consiste na reabilitação da maxila e/ou da mandíbula edêntulas com próteses fixas através da colocação de quatro implantes, permitindo a colocação de uma prótese fixa provisória com 12 a 14 dentes imediatamente no dia da cirurgia. Após alguns meses procede-se à execução da prótese definitiva.
O que é a Disfunção temporomandibular (DTM) e quais os seus sintomas?
A DTM é definida por distúrbios ao funcionamento do complexo sistema de músculos mastigatórios, a ATM e estruturas ósseas associadas.
Pode afetar a própria articulação – isto é, a ATM (Articulação Temporomandibular) – a única articulação móvel da cabeça liga o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio (através do osso temporal). Localiza-se à frente do ouvido. Esta articulação complexa é responsável por todos os movimentos da boca, como comer, falar, mastigar e bocejar) – ou então os músculos da face, cabeça e pescoço.
Os sintomas podem incluir:
– Dor ou desconforto na face ou na articulação (ATM);
– Limitação da abertura da boca;
– Ressalto, bloqueio ou desvio da mandíbula a abrir ou fechar a boca;
– Dores de cabeça (cefaleias ou enxaquecas);
– Ruídos na articulação;
– Cansaço na face, principalmente ao acordar ou no fim das refeições;
O que é a “desvitalização” ? Quantas consultas são necessárias para finalizar o tratamento?
O tratamento endodôntico é um procedimento complexo.
A taxa de sucesso em endodontia é alta mas não de 100% pois depende de múltiplos factores: estado de evolução da lesão, grau de destruição do dente, estado geral do doente, etc.
Ainda assim, a Endodontia é o tratamento de recurso antes da extração de um dente que se encontre com uma necrose da polpa ou pulpite irreversível.
A endodontia é aplicada quando existe algum tipo de lesão do nervo provocada por:
– Infeções derivadas de cáries severas que atingem a polpa do dente (“nervo”) de forma irreversível;
– Traumatismos severos;
– Desgaste dentário severo.
A consulta necessária para o procedimento depende do tipo de dente e da complexidade da situação. A maioria dos tratamentos são realizados de 1 até três consultas. Alguns casos mais complexos podem necessitar de mais tempo, sobretudo nos casos de retratamento.
Dentes com lesão prévia (infeções, abcessos) terão que ser tratados com medicação própria para que se elimine a infeção antes de realizar o procedimento.
A partir de que idade e com que regularidade a criança deve consultar um médico dentista?
A primeira visita de uma criança ao consultório dentário deverá ocorrer assim que toda a dentição decídua (dentes de leite) está completa.
A regularidade das consultas (quando existe boa saúde oral) deve ser de 6 em 6 meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses.
O que é um selante de fissuras e para que serve?
O selante de fissuras é uma resina fluída que se aplica na superfície fissurada dos dentes sãos com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. Está por norma indicada a aplicação de selante de fissuras nos primeiros e segundos molares e pré-molares definitivos. A reaplicação do selante está indicada quando se verifica a perda parcial ou total do selante, mantendo assim a sua eficácia.
O que fazer em caso de traumatismo dentário nas crianças?
Após um traumatismo dentário, quer ocorra na dentição de leite ou definitiva, é fundamental ser visto por um dentista, pois um tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores.
O que é um protetor bucal e para que serve? Quais os desportos que estão indicados usar?
Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto devendo ser usado sempre que participe em atividades desportivas que envolvam a possibilidade de queda, contatos físicos bruscos ou choques com pares ou com objetos que se desloquem a elevadas velocidades.
Está indicado em desportos tais como futebol, basquetebol, basebol, rugby, voleibol, hóquei, skate, ciclismo, desportos de contato ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.
Também pacientes que estejam a fazer ortodontia (aparelho) e que façam desporto, deverão usar um protetor bucal para impedir qualquer lesão dos tecidos moles.